Ser Boa Não Basta — Você Precisa Ser Lembrada

Aug 22, 2025By Tatiana Lautner
Tatiana Lautner

Essa frase pode parecer dura, mas é real: não basta ser boa, é preciso ser lembrada.

Muitas mulheres empreendedoras, especialmente as que acumulam anos de experiência (profissional, de vida, de superação), foram ensinadas a acreditar que “o bom trabalho se vende sozinho”. Que basta ser ética, competente, entregar com excelência... e o reconhecimento virá naturalmente.

Mas a verdade é que o mercado não premia quem se esconde, por mais talento e dedicação que exista nos bastidores.

Em um mundo onde visibilidade e posicionamento são tão importantes quanto entrega e formação, você precisa aprender a se comunicar com estratégia, sem perder sua essência. Isso não tem nada a ver com ser forçada ou “aparecida”. Tem a ver com ter clareza de quem você é, do que entrega, e como isso impacta a vida de outras pessoas — e então, comunicar isso com verdade.

Wooden blocks with

Você está esperando ser escolhida ou está se escolhendo?
O que eu vejo, nas minhas mentorias, é que muitas mulheres incríveis não se posicionam por insegurança, síndrome da impostora, medo da exposição ou até cansaço de já ter tentado antes. Só que, enquanto isso, outras pessoas com menos bagagem, mas mais coragem de se mostrar, ocupam os espaços que poderiam ser seus.

E não adianta culpar o algoritmo, o público ou o mercado. É você quem precisa liderar sua presença. Se você não se escolhe, ninguém vai fazer isso por você.

Competência precisa de consistência e visibilidade
Sim, você precisa ser boa no que faz. Isso continua sendo base. Mas também precisa saber falar sobre o que faz, para quem faz e por que isso importa. Precisa aparecer com constância, mesmo que seja em um único canal, com uma única mensagem clara — mas que seja sua.

A pergunta não é só “o que você vende?”, mas sim: como você quer ser lembrada?

Porque no fim, clientes compram de quem confiam. E a confiança nasce da repetição, da presença, da coerência entre quem você é e o que você comunica.

Silhouetted group of diverse women holding, raising their arms together while standing over grey background. Diversity, unity concept

 
Se reconhecer, se posicionar e ser lembrada: essa é a nova trilha da mulher empreendedora
Não espere mais um ano para se autorizar.
Não espere se sentir 100% pronta.
Você já é boa o suficiente — agora precisa ser visível o suficiente.